quinta-feira, 18 de outubro de 2007

PORTO NOVO SERÁ CIDADE (EM BREVE) SIM.

“ Instrui ao menino no caminho em que se deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele” Bíblia Sagrada, Provérbios 22:6




Tenho razões para discordar do meu amigo Dr. Amadeu Cruz… quando, de início, disse que esse Município só será cidade dentro de quinze anos…estou de acordo é com o Dr. José Maria Neves…que foi claro em assumir que Porto Novo pode ser elevado a categoria de cidade a qualquer momento como estratégia de desenvolvimento da região de Santo Antão.

O sábio Salomão, Rei de Israel no Novo Testamento, talvez o Homem mais inteligente e prudente de então, na sua sabedoria exortara aos pais e a sociedade em geral a instruírem aos meninos no caminho em que se deviam andar porque, na óptica dele, aquela instrução permanecia para sempre na mente e no coração dos instruídos. Convém realçar quem ele exortara para instruir, aos meninos em vez de os adultos/ pessoas maduras. Uma das interpretações que se pode dar a este verso é que não se deve esperar até que um menino se cresça e atinja a maturidade para se começar a instruí-lo, porque ao crescer ele vai ganhando hábitos, bons e maus, e que jamais a educação será perfeita. Por outras palavras é dizer que não se pode esperar uma pessoa crescer até atingir todas as bases necessárias (maturidade e inteligência) para compreender tudo para se começar a instruí-lo. Deve-se começar a sua instrução desde menino e ao crescer ele vai ganhando maturidade com a instrução recebida.

Se se comparar o Concelho do Porto Novo com esse menino (apesar de já se ter 42 anos, enquanto concelho) tenho razões para discordar do meu amigo Dr. Amadeu Cruz, Presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, quando, de inicio, disse que esse Município só será cidade dentro de quinze anos, porque ainda carece de algumas infra-estruturas para a sua elevação a categoria de cidade, como que se para se elevar uma vila a categoria de cidade ela terá de ter tudo a priori.

Se compararmos a Vila do Porto novo com a cidade de Assomada em 1991, quando foi elevada a essa categoria, chegariamos a conclusão de que Porto Novo tem condições, sim, para ser cidade. E se a comparação for feita, ainda, com a cidade de São Filipe – Fogo, com muito mais tempo de vida, que conclusão chegamos então?

Não vou entrar em números para mostrar que Porto Novo tem uma população, eleitores e infra-estruturas básicas que justifiquem a sua elevação a categoria de cidade porque o meu amigo caçai fê-lo na edição do A Semana do dia 01/10/2004.

Por isso, estou de acordo é com o Dr. José Maria Neves, Primeiro Ministro de Cabo Verde, que na abertura do Fórum desenvolvimento Urbanístico de Porto Novo (que infelizmente não consegui assistir nem pela comunicação social), foi claro em assumir que esse Concelho pode ser elevado a categoria de cidade a qualquer momento como estratégia de desenvolvimento da região de Santo Antão, fazendo comparação com a Cidade de Assomada que após a sua elevação àquela categoria deu um salto qualitativo no seu desenvolvimento.
Será que os Portonovenses estão dispostos a perder esse comboio e ficar a espera de um outro que não se sabe quando é que se passa? É preciso, antes de tomar qualquer decisão precipitada, perguntá-los e agir de acordo a sua vontade.

Todas as condições necessárias para elevação de uma vila a categoria de cidade são relativas. Na história de Cabo Verde, que eu saiba, há uma única cidade que se elevou com as condições necessárias – a Ribeira Grande, hoje Cidade velha. Na altura a condição necessária era ter uma Diocese numa colónia Portuguesa para que ela fosse elevada a categoria de cidade e assim aconteceu.

Creio que o Dr. Amadeu não terá nada a perder com elevação da vila do Porto Novo a cidade, pois ele terá o privilégio de dirigir os destinos de uma cidade jovem e gerir os projectos do seu crescimento/desenvolvimento. Terá um outro privilégio que é o de ver a sua zona de origem, Chã de Morto/Rª das Patas a ascender a categoria de Vila, porque a meu ver essa zona em breve terá condições para tal: tem uma população que justifique, é uma zona que tem condições de ser infra -estruturada e já está a tomar corpo.

manuelsmota@hotmail.com
Licenciando em Geografia
Cidade da Praia, 03/10/2004
Publicado…

Nenhum comentário: